Creme Budwig - além de energético, um super detox no café da manhã!

O creme Budwig é uma receita criada pela Dra. Kousmine, como parte de uma dieta natural de desintoxicação do organismo. Este creme é reconhecido como a melhor alimentação para um café da manhã, ou desjejum, que você possa fazer, para o bem do seu corpo.

O creme Budwig é composto por cereais moídos na hora, crus, leite (animal ou de soja), sementes oleaginosas, óleos naturais e frutas frescas, ingredientes esses que, assim combinados e elaborados, fornecem ao nosso corpo tudo o que se necessita para começar um dia com uma boa dose de energia.
É muito fácil preparar o creme Budwig mas, o mais importante que que você sempre use ingredientes frescos e que os cereais sejam moídos na hora de se fazer o creme, para se obter suas melhores características nutricionais. Mas, você pode sim, preparar, de uma só vez, o creme para toda uma semana, desde que o guarde, tampado, na geladeira.

Benefícios do Creme Budwig
Este creme é uma refeição nutricionalmente completa, ideal para o desjejum. A combinação de ingredientes proposta, e a maneira de prepará-los, disponibiliza todo o seu potencial nutritivo, de fácil acesso, para o nosso organismo. Este creme está inserido em uma dieta que visa a desintoxicação e pode ser usado diariamente, incorporado na alimentação diária, ou de tempos em tempos, quando você sentir que precisa de um reforço.
Esta refeição aportará ômega 3 e 6 (em sementes e óleo de linhaça), proteína (queijo cottage, iogurte ou tofu), minerais e fibras (banana e outras frutas), carboidratos de liberação lenta (cereais integrais) e vitaminas (suco de limão). Outra grande vantagem é o fato de não ter glúten e poder ser usado por intolerantes à gluten.
O creme Budwig deve seu nome à participação da Dra. Johanna Budwig na sua criação culinária.

Como fazer Creme Budwig?

Ingredientes

4 colheres de chá de leite (animal ou vegetal - receitas aqui), queijo cottage, tofu
2 colheres de chá de óleo de girassol ou 1/2 colher de linhaça
2 colheres de chá de sementes recém-trituradas a sua escolha: trigo sarraceno aveia, cevada, arroz
2 colheres de chá de sementes oleaginosas (abóbora, girassol, nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, etc.)
1 banana madura ou alguns damascos ou frutas secas ou 1/2 colher de mel
1 suco de limão
1 maçã com casca

Explicação dos ingredientes
- Queijo Cottage com leite cru: mais digerível, mais nutritivo e ajuda o fígado a fazer seu trabalho de purificação. As proteínas de enxofre do queijo fresco ajudariam a dissolver as gorduras e extrair as virtudes do ômega 3 e 6. Não consegue encontrar nenhuma? Opte por um pouco de purê de amêndoa. Evite iogurte de soja, a menos que você não tenha problemas digestivos.
- Açafrão ou óleo de girassol fornece vitamina F e E.
- Trigo sarraceno: encharcado, livre de fitina (desmineralizante) e fonte de vitamina PP (protege o sistema venoso) e B17 (anti-câncer). Recém moídos com óleo, limão e queijo cottage, eles ainda são ricos em hormônios vegetais. Não substitua o trigo sarraceno por qualquer outro cereal, especialmente o glúten, que não deve ser consumido cru.
- Maçã, limão: vitamina C, facilidade de digestão.
- Amêndoas (embebidas, para iniciar o processo de germinação e para facilitar a remoção da pele, é melhor para intestinos frágeis).
- Banana: madura. Se você não digeri-lo, tome algumas passas ou damascos que ficaram em demolho no dia anterior. Este ingrediente pode ser substituido por 1/2 colher de mel.

Procedimento
Coloque os grãos e as frutas secas em demolho na noite anterior.
No dia seguinte, bata no liquidificador todos os ingredientes ou experimente deixar a banana ou a maçã cortada em pedaços sobre o creme para ficar mais crocante!

Fonte: Texto adaptado de www.greenme.com.br/ e de www.catherine-piette.be/
Imagem: http://www.catherine-piette.be/

Comentários

Postagens mais visitadas