Anis estrelado: uso medicinal e culinário

Closeup de anis estrelado Foto gratuitaAnis-estrelado ou estrela-de-anis é uma planta de uso culinário e medicinal, a Illicium verum, originária da China e do Vietnã. Mas, existe outro, japonês, parecidíssimo, que é altamente tóxico - trata-se do Illicium japonicum.

Enfim, o anis-estrelado é mais uma das especiarias orientais que entrou na nossa cultura medicinal e curativa desde tempos imemoriais. Esta planta cuja semente seca parece uma estrela, é rica em óleos aromáticos e seu aroma assemelha o do anis.

As duas espécies têm propriedades medicinais porém, é muito perigosa a confusão ou o usar uma pela outra (afinal é tudo anis-estrelado, não?) pois a espécie japonesa é neurotóxica e especialmente perigosa para crianças.


Uso medicinal do anis-estrelado chinês

Esta especiaria tem propriedades antibacteriana, carminativa, diurética, odontálgica, estimulante e protetiva estomacal.

Faz-se uso interno para tratar dores abdominais, distúrbios digestivos e queixas como lumbago.
É frequentemente utilizada em medicinais para tratamento de distúrbios digestivos e tosse, em parte também por causa de seu sabor agradável.

O anis-estrelado é eficaz para vários distúrbios digestivos, incluindo cólicas, e pode ser administrado com segurança às crianças.

Usa-se a fruta, colhida quase madura, para mastigá-la em pequenas quantidades após as refeições, a fim de favorecer a digestão e adoçar a respiração. O fruto tem um efeito antibacteriano similar à penicilina.

Dos frutos maduros se extrai o óleo essencial e, quando secos, são usados para decocção ou para se fazer o chá. De suas sementes, faz-se um remédio homeopático, segundo informa o site Plantes for a Future.

Benefícios medicinais do anis-estrelado chinês:
• antisséptico
• antibacteriano
• anti-inflamatório
• calmante
• digestivo
• diurético
• relaxante
• indutor do sono
• analgésico

Seu princípio ativo é tão poderoso que integra a produção do antiviral Oseltamivir ou Tamiflu.

Usos culinários do anis-estrelado chinês
Especiarias - canela, tubby, cravo. Foto PremiumO fruto é usado como um condimento em caril, chás e picles, sopas, caldos e marinadas.

É um ingrediente do "pó de cinco especiarias" usado na cozinha chinesa e vietnamita.

O óleo essencial é utilizado para aromatizar licores, refrigerantes e produtos de panificação.

Na Índia, o anis-estrelado chinês é usado em substituição do anis comum por ser mais barato que este.

Cuidados no uso do anis-estrelado (contraindicações)

O óleo essencial de anis-estrelado (chinês ou japonês) é tóxico se ingerido.
Qualquer dos dois tipos de anis-estrelado tem efeitos tóxicos se usado em excesso.
O anis-estrelado japonês é neurotóxico quando usado, em chá, para crianças pequenas e, tal se verificou por conta de adulterações nos lotes do anis-chinês em venda nos mercados europeus. Portanto, todo cuidado é pouco já que as plantas são muito parecidas e, por este motivo se desaconselha a administração deste chá para bebês, apesar de ser excelente para tratar cólicas e outros desarranjos intestinais.

O chá de anis-estrelado chinês
Este é um chá que eu costumo usar quando me sinto gripada, ou cansada e tensa, com dificuldade para adormecer e, para este fim particular, coloco uma estrela de anis junto com outro chá de ervas, em 1 litro de água fervente. Nos dois casos deixo a estrela de anis enquanto dura o líquido e, como é dosagem leve, tomo quantas xícaras tiver vontade.
Mas, a recomendação é de se fazer a decocção por 10 minutos de 1 colher de sopa de estrelas de anis em 1 litro de água.
Chá de limão, canela e anis estrelado Foto Premium

Porém, como já foi dito antes - não dê chá de anis-estrelado para os bebês pelo simples fato de poder ser confundida a estrela de anis chinesa com a homônima japonesa, que é muito mais forte (e portanto, mais tóxica também).

Fonte: Alice Branco (www.greenme.com.br)
Imagens: br.freepik.com

Comentários

Postagens mais visitadas